eu...e mai nada!

Comments são benvindos... Feel free to add them!!!

sexta-feira, novembro 25, 2011

À hora de almoço (eu disse que estava inspirada)

É certo e sabido que é à hora de almoço que surgem as melhores fofocas... É certo e sabido que é à hora de almoço que se descobrem certos, digamos, "pormenores" de linguística empregues por certas pessoas.
O que muitos não sabem é que, mesmo com "canudos" - dizem que é sinónimo de conhecimento, inteligência e agilidade mental-, certos indivíduos decidem dar tantas marteladas na nossa língua mãe, que a pobre coitada fica em coma profundo, ligada ao ventilador e sem grandes esperanças de ressuscitar.
Citemos alguns exemplos: 
Palavra treuze - por certo que há pessoas que pronunciam treuze... desculpem-me as mentes mais inquietas, mas isto é daquelas coisas que me faz arrepiar a espinha duma maneira que não há memória... É quase tão mau como aquele barulhinho enervantemente repetitivo do clip clip do alicate das unhacas, que muito boa gente insiste em anexar ao molho de chaves... De louvar quem se apercebe dessa machadada e tenta corrigir a tempo, antes de mandar o nosso português pela ribanceira abaixo.
Hás-de ou há-des: nem sei que comentário tecer acerca desta calinada... só sei que a forma verbal  está ligada à 3ª pessoa do singular.. ora, se numa frase referimo-nos a tu (2ª pessoa), qual é a dúvida? Desconheço!
Sófá: é certo que a nossa língua é perita em dar acentuação em letras que não envergam nenhum acento. Mas dizerem "sófá"??? Caramba senhores leitores, deveriam ser acusados de assassinato em primeiríssimo grau! Sem hipótese de absolvição! Ou então a pessoa anda a comer sopa de letras desde há três quinze dias e regorgita acentos e letras por tudo quanto é poro! Só pode! 
Veres/vires: eu não digo que os almoços servem para pôr a nú certas situações das quais não sou conhecedora?! Desde quando é que se veres é uma conjugação aceite de duas palavras?! se vieres ou se viresainda vá que não vá, pressupõem condições e consequência... Agora, se veres? Ele ainda existem pormenores que me deixam abismada, perante tamanha ignorância.
Existem muitas mais pérolas sobre as quais poderia escrevinhar mas, por ora, deixo-vos com estes mimos...

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home